por LUZANTONIS

Espaços que geram palavras...

Monday, June 06, 2011

A trama na muralha




Veja o álbum com mais fotos em:

https://picasaweb.google.com/luzantonis/SalvatorGarage?authkey=Gv1sRgCNajyL_kpoyVLw&feat=email#


Na parte central de Munique, bem próximo à Odeonsplatz e ao palácio Residenz, preserva-se discretamente entre prédios de empresas e repartições públicas um dos últimos testemunhos das muralhas da cidade. Neste local existia a antiga Jungfernturm (torre da virgem) , erguida em 1493 e demolida em 1804.

Nos anos sessenta do século XX foi ali construído um edifício para vagas de estacionamento, a Salvator Garage, assim denominada pela proximidade com a Igreja do Salvador logo em frente. O arquiteto Franz Hart incorporou da velha muralha contígua o ritmo dos tijolos maciços, em uma composição sóbria, marcada pelo ritmo das esguias aberturas na superfície da fachada, conferindo ao prédio um ar de fortaleza espremida entre as estreitas ruas circundantes.

Em 2006 o acréscimo de dois pavimentos projetado por Peter Haimerl coroou o conjunto com uma nova identidade. Trata-se de uma trama metálica gerada por computador a partir das proporções do edifício original. Ela circunda todo o edifício, abrigando o pátio do pavimento superior de onde se experimenta uma bela vista da cidade.

O evidente contraste do novo elemento com a massa de tijolos provoca um diálogo contraditório entre as partes. A trama funciona como uma espécie de “coroa de espinhos” sobre a muralha logo abaixo e chama a atenção para o significado de sua sobrevivência, lembrada como patrimônio e, esquecida como parede de uma garagem, ao mesmo tempo perdida no meio da cidade moderna.

O projeto recebeu em 2008 o prêmio “Denkmalschutz und Neues Bauen” ( Preservação do Patrimônio e Novas Construções ) da cidade de Munique.

Salvator Garage, imagens e resenhas na web:

http://www.flickr.com/photos/gerowortmann/959820659/in/photostream/

http://architecture.mapolismagazin.com/content/parking-style-–-salvator-parking-garage

Página de Peter Haimerl:

http://www.urbnet.de/

http://www.urbnet.de/images/salvatorgarage.pdf