Mochilas dissidentes
Veja as fotos em:
https://picasaweb.google.com/luzantonis/AiWeiwei?authkey=Gv1sRgCM6XhcDditnfXw#
Munique, fevereiro de 2010. Na fachada centro cultural Haus der Kunst, 9 mil mochilas coloridas. Com o título “Remembering”, a instalação fez parte da exposição “ So sorry” do chinês Ai Weiwei, o mais proeminente artista chinês da atualidade. A obra evocou as vítimas do terremoto ocorrido na província de Sichuan em 2008. A inscrição em mandarim “ela viveu feliz nesta terra por sete anos” foi a frase dita pela mãe uma das milhares de crianças mortas na tragédia. A investigação do artista expos o efeito da corrupção no desmoronamento de escolas que levaram morte de mais de 5 mil crianças. Segundo seus colaboradores, por sua ação o dissidente Weiwei teria sido surrado pela polícia chinesa, o que lhe causou um derrame cerebral. O artista foi operado no hospital Klinikum Großhadern de Munique, tendo sido o evento amplamente coberto pela mídia.
Convidado para o cargo de professor residente na Universidade de Berlim, Ai Weiwei foi recentemente libertado após meses preso em seu país sob uma suposta acusação de sonegação de impostos. O fato foi alvo protestos da comunidade artística internacional.
Ainda em 2010 o artista expos no Turbine Hall da galeria Tate Modern em Londre “ Sunflower seeds”: 100 milhões de sementes de girassol de porcelana pintadas uma a uma por artesãos chineses. O trabalho levou cerca de dois anos para ser produzido.
Videos de “Remembering”:
http://www.youtube.com/watch?v=b1NZOtFWZD8
http://www.youtube.com/watch?v=iYFlItlRfKs
Haus der Kunst de Munique:
http://www.hausderkunst.de/
Video “Sunflower seeds” (imperdível):
http://www.youtube.com/watch?v=PueYywpkJW8
CUIABÁ, NOVA DIMENSÃO
-
Fotos noturnas por satélites das cidades modernas iluminadas em regiões
mais desenvolvidas simulam em analogia as ligações:
Cidades não são pontos...
No comments:
Post a Comment