por LUZANTONIS

Espaços que geram palavras...

Monday, March 30, 2009

Notas de Viena I


GASÔMETRO













Sexta-feira de Carnaval. No ônibus do trajeto entre o aeroporto de Viena e estação Südbanhof revejo ao longe aquele intrigante aglomerado de torres ecléticas. Algo do século 19, gigantescos tambores de tijolo maciço, arquitetura neo-medieval . A primeira delas é coberta por uma pele de vidro constrangedoramente inclinada, que parece relutantemente nela querer se apoiar. A distância é grande da rodovia. No anel de entrada na cidade percebo que a pele de vidro é na realidade um prédio uns vinte andares que ousadamente apropria-se de um daqueles tambores seculares .

No folder guia de arquitetura de Viena (gratuito no lobby do hotel, com informações de arquitetura desde neoclássica até contemporânea), confirmo de que trata-se do conjunto do Gasômetro. A exposição de fotos do Wien Museum mostra que trata-se do complexo industrial que fornecia o gás para a iluminação pública da cidade, desativado ao longo do século 20. A revitalização veio de 1996 a 2001 , quando cada uma das torres foi objeto intervenções com projetos de Jean Nouvel (torre A), Coop Himmelb(l)au (torre B, a da pele de vidro), Manfred Wehdorn ( torre C), Wilhelm Holzbauer (torre D) , transformadas em habitação e escritórios, e interligadas por um shopping que ainda leva um Megaplex (projeto de Rüdiger Lainer). A torre D também abriga o arquivo da cidade de Viena.

Segunda –feira. De Stephansplatz–City pode–se viajar com o metrô U3, sentido Simmering , e saltar na estação... Gasometer, e se está na entrada do shopping. É a única coisa que da realmente pra se percorrer internamente até o Megaplex. Arquitetura sem nenhuma surpresa, melanólica até. Caminhando no frio de menos 3 graus em volta dá pra perceber a interessante conexão de concreto da parte de trás da pele de vidro com a torre B, a única ousadia arquitetônica de todo o complexo, que discretamente opta pela preservação da identidade tardoindustrial das fachadas das demais torres.

Uma descoberta intrigante é o condomínio residencial em fase de conclusão ao lado, que comprova a tentativa de continuidade do processo de revitalização da área. Ma isso fica para o próximo Post.

Mas informações e imagens em http://www.wiener-gasometer.at/

1 comment:

Anonymous said...

Die europäische Architektur ist auch immer eine Momentaufnahme der einzelnen Länder. Welche Epoche, welches System, wie geht es den Menschen in der Zeit. Die mitteleuropäische Baukunst spiegelt ebenso die klimatischen Umstände (Regen, Kälte, nasse Winter, warme Sommer) und findet so Eingang in die Seele der Europäer/Österreicher. UH.