por LUZANTONIS

Espaços que geram palavras...

Thursday, July 28, 2011

Mochilas dissidentes




Veja as fotos em:

https://picasaweb.google.com/luzantonis/AiWeiwei?authkey=Gv1sRgCM6XhcDditnfXw#


Munique, fevereiro de 2010. Na fachada centro cultural Haus der Kunst, 9 mil mochilas coloridas. Com o título “Remembering”, a instalação fez parte da exposição “ So sorry” do chinês Ai Weiwei, o mais proeminente artista chinês da atualidade. A obra evocou as vítimas do terremoto ocorrido na província de Sichuan em 2008. A inscrição em mandarim “ela viveu feliz nesta terra por sete anos” foi a frase dita pela mãe uma das milhares de crianças mortas na tragédia. A investigação do artista expos o efeito da corrupção no desmoronamento de escolas que levaram morte de mais de 5 mil crianças. Segundo seus colaboradores, por sua ação o dissidente Weiwei teria sido surrado pela polícia chinesa, o que lhe causou um derrame cerebral. O artista foi operado no hospital Klinikum Großhadern de Munique, tendo sido o evento amplamente coberto pela mídia.

Convidado para o cargo de professor residente na Universidade de Berlim, Ai Weiwei foi recentemente libertado após meses preso em seu país sob uma suposta  acusação de sonegação de impostos. O fato foi alvo protestos da comunidade artística internacional.

Ainda em 2010 o artista expos no Turbine Hall da galeria Tate Modern em Londre “ Sunflower seeds”: 100 milhões de sementes de girassol de porcelana pintadas uma a uma por artesãos chineses. O trabalho levou cerca de dois anos para ser produzido.

Videos de “Remembering”:

http://www.youtube.com/watch?v=b1NZOtFWZD8

http://www.youtube.com/watch?v=iYFlItlRfKs

Haus der Kunst de Munique:

http://www.hausderkunst.de/

Video “Sunflower seeds” (imperdível):

http://www.youtube.com/watch?v=PueYywpkJW8

No comments: