por LUZANTONIS

Espaços que geram palavras...

Thursday, July 09, 2015

Biblioteca Municipal de Stuttgart: Hermetismo e Abertura



Biblioteca Municipal de Stuttgart: Hermetismo e Abertura

Alemanha. Estado de Baden Wurttenberg. Cidade: Stuttgart, a capital, situada a 632 km de Berlim. Não muito longe da estação central, na praça Mailänder, avista-se o prédio da nova Biblioteca Municipal, a Stadtbibliothek, que impressiona pela extrema  simplicidade  de seu volume cúbico, marcado apenas pelo rigoroso ritmo das aberturas, pequenos balcões emoldurados por tijolos de vidro. As aparentes simplicidade e dureza da fachada, teria sido esta inclusive comparada a um complexo prisional, escondem uma espacialidade interna surpreendente e, à noite,  iluminado, o conjunto revela uma nova dimensão.

Já na entrada se pode aprender a experiência  a que o espaço da biblioteca se propõe. A aparente frieza dos materiais, com paredes e piso brancos, o mobiliário e estantes de linhas  retas especialmente projetado, pretende ser o pano de fundo para os verdadeiros  protagonistas, os livros, os únicos elementos que proporcionam as intensas notas de cor  ao espaço.

Um eixo central define a distribuição espacial dos oito pavimentos de acesso do público.  No térreo, um prisma central monumental com pequenas aberturas e uma pequena fonte, um ponto de água de 60  por 60 centímetros  no piso, articula os espaços de acesso inicial do público, onde estão localizados os serviços de informações gerais, áreas para a leitura dos jornais diários oferecidos e os pontos automáticos de devolução de empréstimos de livros e cds, além das circulações verticais.  Apesar de sua altura, que abrange os primeiros quatro pavimentos, o prisma não revela o espaço central interno localizado logo acima.

O grande espaço central interno articula os quatro pavimentos superiores ao prisma ou Herz (coração), que em torno deste e se desenvolvem. Os espaços de leitura se mesclam com as estantes e as circulações. Em todos os andares existem também salas de estudo individuais e coletivas. Todos os espaços tem se abrem para os balcões, de onde se pode apreciar diversas vistas da cidade. É quando se pode então apreender a experiência espacial , que inversamente induz o movimento de dentro para fora do edifício.

As escadas desempenham especial papel na circulação vertical, facilitando o acesso às coleções que foram distribuídas por temas elos andares: 1o, Música, 2o , Infantil, 3o, Vida, 4o, Conhecimento, 5o, Mundo,6o, Literatura e 8o, Arte. No 7o andar foram instaladas a Administração e  a Direção. A áreas dos pavimentos em torno do espaço central diminui a medida que se sobe, proporcionando a percepção simultânea de todos pavimentos.  A visão das escadas lembra as gravuras do holandês Escher (1898 - 1972), com o sobe  e desce intercalado ligando os diversos planos.  Esta distribuição facilita o escape.  Três elevadores dão ainda   suporte ao  transporte vertical. Entretanto, percebe-se que forma subdimensionados  para o intenso fluxo de público. Ainda existem dois pavimentos de subsolo.

A acessibilidade é total em todas as áreas públicas. Existe um acesso em cada um dos quatro lados do edifício  de 44 X 44 m, sem controle específico de entrada e saída de pessoas. O sistema de empréstimo possui com pontos automatizados de devolução diretamente ligado a um sistema de esteiras rolantes que transporta os volumes até os pavimentos.

No programa também funciona a Bibliothek für Schlaflose (biblioteca para insones), totalmente informatizada, que funciona 24 horas para empréstimo de livros e cds.

Fundada em 1901  a biblioteca ocupava desde 1965 o Palácio Wilhelm, construído no século XIX   e antiga residência  do monarca de Wurttemberg, Wilhelm II. Em 1999 foi realizado o concurso para o novo edifício, vencido pelo coreanoEun Young Yi.  As obras foram iniciadas em 2008, sendo inaugurada a biblioteca em outubro de 2011 ao custo de 79 milhões de euros.  A área total construída é de  20.225 m2, tendo o prédio capacidade para 500 mil volumes (1).



























Fotos Luiz Antonio Lopes de Souza
Fevereiro 2015.


[1]  Fonte: http://www1.stuttgart.de/stadtbibliothek/druck/nb/ZahlenundDaten.pdf


1 comment:

AIB FUNDING. said...

Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.