por LUZANTONIS

Espaços que geram palavras...

Sunday, October 16, 2011

Memórias Pós-modernas I



Aldo Rossi em Berlim



Veja as fotos em:

https://picasaweb.google.com/luzantonis/MemoriasPosmod?authkey=Gv1sRgCLfhhq6atZyOnwE#

Nos tempos de faculdade sopravam os ventos do pós-moderno, e com eles a fascinação pelos desenhos de Aldo Rossi, publicados no livro “Depois da arquitetura moderna “ de Paolo Portoghesi, na edição em espanhol da Gustavo Gilli, uma espécie de cartilha para o rito de iniciação à arquitetura contemporânea da época, no caso o início dos anos oitenta do século XX. O traço do italiano, rabiscos nervosos de formas geométricas simplificadas, mas em extrema sintonia com proporções áureas clássicas, lembravam os cenários das pinturas pré-surrealistas de De Chirico, onde musas estéreis se colocavam como amontoados sólidos em uma árida paisagem castelar.

Árida. Essa sempre foi minha principal percepção da obra de Rossi, com seus volumes simplificados e repetições exaustivas de uma geometria rigorosa e proporcionada, mas mesmo assim atraente e com uma vocação para o monumental, como nas imagens do Teatro Del Mundo, do mesmo livro.

O conjunto da Schützenstrasse se trata de um Rossi tardio (1994-98). Mesmo assim configura-se ali um momento em que a obra do arquiteto assume sua forma completa. Os conceitos do pós-moderno estão todos ali: contradição, diversidade na repetição, identidade, volumetria exacerbada e ... referências históricas. Trata-se de um complexo misto residencial e de escritórios, ocupando toda uma quadra e com três pátios internos de circulação. As intensas ( e em algumas momentos artificiais) cores conferem identidade a toda a quadra,unificando os diversos materiais de revestimentos destacando a volumetria.

O ponto alto da composição é a reconstrução que Rossi faz da fachada renascentista do Palácio Farnese de Roma  (Antonio Sangallo, 1516). A imagem clássica se insere no ritmo colorido das fachadas como uma referência ao papel histórico da arquitetura ano espaço da cidade.

Na esquina de Kochstrasse e Wilhelmstrasse encontra-se outro exemplo da linguagem geometrizada de Rossi ( com Giani Braghieri, 1986/87). Na fachada do conjunto de apartamentos e escritórios está mais explicito o jogo compositivo da formas: quadrados e triângulos em uma repetição rítmica que é espetacularmente interrompida na esquina, onde implanta uma gigantesca coluna cilíndrica ( aparentemente sem função). A presença deste elemento subverte a ordem e a regularidade na relação do objeto arquitetônico com a rua: complexidade e contradição no espaço da cidade pós-moderna (ver Robert Venturi).

Aldo Rossi:

http://en.wikipedia.org/wiki/Aldo_Rossi

Schützenstrasse:

http://www.arcspace.com/architects/Rossi/schutzenstrasse.html

“Aldo Rossi : drawings and paintings “( livro online):

http://books.google.com.br/books?id=91085LwYaQkC&pg=PA213&lpg=PA213&dq=Aldo+Rossi+Kochstrasse+e+Wilhelmstrasse&source=bl&ots=Gflvv-mh3d&sig=zz1wTZRzcV0KlTAd6K-dKjLEdfc&hl=pt-BR&e

Arquitetura em Berlim:

http://www.architectureinberlin.com/

No comments: