por LUZANTONIS

Espaços que geram palavras...

Tuesday, October 18, 2011


Memórias  Pós-modernas II

Mario Botta  em Berlim



Veja as fotos em:

Me lembro que em sua palestra no Salão Azul da FAU o suíço Botta definiu arquitetura como uma intervenção no território, a ação transformadora do homem sobre a natureza. Naquela época víamos as primeiras imagens de seus projetos  como o da  Casa em Riva San Vitale, construída sobre as encostas  do lago Lugano, no cantão Ticino.  Os seus objetos arquitetônicos  me causavam um certo estranhamento: como naves espaciais ( aquelas da NASA ) pousavam sobre o solo mal tocando a terra uma relação de identidade e ao mesmo de distanciamento (repeito?) com o meio ambiente a ser modificado por sua presença.

Herdeiro do racionalismo de Le Corbusier e discípulo  do célebre Louis Kahn, Mario Botta desenvolveu sua linguagem na direção dos grandes planos verticais, com grandes aberturas que se abriam em sólidos cortinados  de ritmos definidos pela disposição dos tijolos aparentes. A ação transformadora assumia então a sua bagagem histórica, com o coroamento dos burgos medievais.

Na  Lützowplatz , esses conceitos são excercitados na escala da quadra berlinense. Os planos verticais são trabalhados pelo ritmo da alvenaria de tijolo tão típica  na obra do arquiteto a partir da década de 80. O pequeno edifício de apartamentos de 1987 é vizinho de outros statements arquitetônicos como o de Peter Cook, bem ao  lado. Sua fachada é composta por dois planos que tem o quadrado passo modular do seu desenvolvimento. Esses dois planos são interrompidos na esquina, onde o arquiteto “permite “ o descortinamento de uma parte programa interno ,  revelando varandas convexas , que fazem uma certa reverência aos planos e contraplanos de Borromini.

O acesso principal é marcado por duas colunas simétricas que arrematam simbolicamente a transposição entre as duas camadas da fachada: a cortina de tijolos no plano externo e película em preto e branco coma s esquadrias  no plano interno.

Mario Botta:


Botta em Berlim:

Botta no Brasil (1983):

1 comment:

AIB FUNDING. said...

Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.