Surpresa no telhado
Veja as fotos em :
Viena, março de 2012. A estação Wien Mitte e o ponto de
partida para o CAT (City Airport Train), uma linha de trens urbanos que liga o
centro diretamente com o aeroporto. A região atualmente passa por
transformações. Edifícios oriundos da segunda metade do século XIX já dividem o
espaço urbano com edifícios contemporâneos, alguns deles já se impõem como
marcos, como o edifício City Tower
(Ortner & Ortner arquitetos, 2003).
Na espera pelo próximo trem, um passeio pelas redondezas
revela a região sem muitos atrativos marcada pelo traçado da cidade antiga, com
regularidade dos edifícios de inspiração
beaux-arts de até cinco pavimentos. A surpresa acontece na Marxerstrasse, quando olhando para o alto
em um destes edifícios se descobre um acréscimo de dois pavimentos sobre quase
toda a área do telhado.
Até aqui nada de especial. Acréscimos deste tipo são
permitidos na legislação de várias cidades,
no intuito de se estimular a renovação de áreas degradadas, por exemplo.
Este, entretanto, chama a atenção pela
relação que estabelece com o original sobre o qual foi construído.
Apesar de sua volumetria obviamente se destacar por
materiais contemporâneos, esquadrias de alumínio e vidro de diversos tamanhos e recortes e o revestimento
metálico(?) cinza, a nova parte procura
um “diálogo” com seu antecessor histórico. Seu volume acompanha ( ma non
troppo) a superfície chanfrada da
esquina e parece querer “coroar” o
movimento vertical visualizado no todo. A contradição se dá quando se tem a ilusão de que ele parece
se projetar para a rua, ultrapassando o limite
da fachada clássica logo abaixo. O efeito é obtido através do truque de
eliminar a área do primeiro pavimento sobre o telhado e deixando em balanço
parte do segundo.
Infelizmente não foram até agora encontradas na rede referências sobre este projeto e seu o seus autores.
Architektur in Wien, blog sobre arquitetura contemporânea em Viena:
CAT Wien:
City Tower
Wien:
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