por LUZANTONIS

Espaços que geram palavras...

Tuesday, April 24, 2012


Surpresa no telhado


Veja as fotos em :


Viena, março de 2012. A estação Wien Mitte e o ponto de partida para o CAT (City Airport Train), uma linha de trens urbanos que liga o centro diretamente com o aeroporto. A região atualmente passa por transformações. Edifícios oriundos da segunda metade do século XIX já dividem o espaço urbano com edifícios contemporâneos, alguns deles já se impõem como marcos, como o edifício City Tower  (Ortner & Ortner arquitetos, 2003).

Na espera pelo próximo trem, um passeio pelas redondezas revela  a região sem muitos atrativos marcada pelo traçado da cidade antiga, com regularidade  dos edifícios de inspiração beaux-arts de até cinco pavimentos. A surpresa acontece  na Marxerstrasse, quando olhando para o alto em um destes edifícios se descobre um acréscimo de dois pavimentos sobre quase toda a  área do telhado.

Até aqui nada de especial. Acréscimos deste tipo são permitidos na legislação de várias cidades,  no intuito de se estimular a renovação de áreas degradadas, por exemplo. Este, entretanto, chama  a atenção pela relação que estabelece com o original sobre o qual foi construído.

Apesar de sua volumetria obviamente se destacar por materiais contemporâneos, esquadrias de alumínio e vidro  de diversos tamanhos e recortes e o revestimento metálico(?) cinza, a nova  parte procura um “diálogo” com seu antecessor histórico. Seu volume acompanha ( ma non troppo)  a superfície chanfrada da esquina e parece querer “coroar”  o movimento vertical visualizado no todo. A contradição  se dá quando se tem a ilusão de que ele parece se projetar para a rua, ultrapassando o limite  da fachada clássica logo abaixo. O efeito é obtido através do truque de eliminar a área do primeiro pavimento sobre o telhado e deixando em balanço parte do segundo.

Infelizmente não foram até agora encontradas na rede referências sobre  este projeto e seu o seus autores.

Architektur in Wien, blog sobre arquitetura contemporânea  em Viena:


CAT Wien:


City Tower Wien:

http://www.austria-architects.com/en/projects/detail_thickbox/31043/plang:en-gb?iframe=true&width=850&height=99

No comments: